domingo, 22 de novembro de 2015

Romantismo no Brasil: Fase Regionalista/Sertanista

         O Romantismo no Brasil se estabeleceu em três fases principais: a indianista, a gótica e a abolicionista. Todas foram influenciadas pelo Romantismo Europeu proposto por Lorde Byron, Diderot, Rosseau e outros escritores.
         Porém, existiu uma fase autenticamente brasileira: o Regionalismo. As obras são ambientadas no Sertão ou em áreas rurais. Dentre os autores, dois se destacam: Visconde de Taunay e José de Alencar; em cujas obras se basearam esta pesquisa. 


Inocência


Autor: Alfredo d’Escragnolle Taunay


 

Introdução

Visconde de Taunay proporciona ao leitor uma belíssima viagem pela exótica paisagem do Sertão para contar um sutil relacionamento amoroso, utilizando as maravilhas do ecossistema como metáfora.




Enredo

A bela Inocência vive com seu pai em uma fazenda levando uma vida monótona, até o dia em que chegam o naturalista Meyer e seu assistente farmacêutico, Cirino, por quem Inocência se apaixona.


Traje do Século XIX 

Papílio: Borboleta azul que inspirou a peça



Inspiração
No decorrer da trama, é catalogada uma nova espécie de borboleta que recebe o nome de Papilo Innocentia, uma homenagem à delicadeza da moça. A borboletas pairando sobre o tecido leve representam esta delicadeza. A gaiola improvisada na armação, além de representar as crinolinas do Século XIX, faz alusão ao conceito de sublime, pois a obra apresenta uma rica descrição do ambiente, sendo que o capítulo introdutório é unicamente dedicado a isso.
                         O romance marcou a transição do Romantismo para o Naturalismo. 








Til
Autor: José de Alencar 



Introdução

Publicado no mesmo ano que Inocência, 1872, a obra elucida as divergências entre avanços da civilização e costumes, novamente a natureza cumpre papel importante.  

Enredo
Situada no interior paulista do Século XIX, a trama acompanha a trajetória da sonhadora Berta, alternando fatos presentes com flashbacks, revelando as origens da moça e demonstrando como o meio influencia na vida das pessoas com as quais convive. 

Traje sertanejo do final do Século XIX
Trabalho exposto

Inspiração

Berta é um sopro do que viria a se tornar o empoderamento feminino, ela une sua delicadeza com sua persistência para se impor como uma pessoa de atitudes e concepções próprias. Possui um encantamento para manipular os seres e a natureza ao seu redor. As cores tendem a ser mais rústicas, para captar o ambiente rural, cheio de plantações, fazendas, jagunços e clima de interior. 

                         O título se refere ao sinal gráfico, um apelido dado à protagonista por alfabetizar um dos personagens. 


A obra, de domínio público, se encontra no site do Ministério da Educação e Cultura para download.







Realizado por:  Antonia Alana | Emerson Ferreira | Gabriela Quina | Mayra Antunes | Patrícia Rodrigues

2º Semestre D - Noturno 

Professores: Sandro Leite | Valéria Pereira
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário