quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ROMANTISMO 
A NATUREZA DO SUBLIME

A OBRA: LES MISÉRABLES - VICTOR HUGO, 1862

A PERSONAGEM: FANTINE

Jovem,  bonita, humilde, romântica. “...tinha ouro e diamantes por dote, mas o ouro estava em sua cabeça e os diamantes em sua boca.” Ela sacrificou seu corpo, vendendo seus cabelos, dentes e se prostituindo para salvar a filha, mas permanece pura e virtuosa.

Fig . 1 - Capa do livro de Fantine - Os Miseráveis


A ROUPA:  “A menina em ruínas”, representa toda a dor e os infortúnios da personagem em contraste com sua pureza e força.

O ACESSÓRIO:  As correntes douradas são como se fossem seus cabelos cortados por dinheiro para comprar uma roupa para a filha. E  o material,  que representa o ouro, também simboliza sua pureza e dureza,  por não se desvencilhar de sua essência e  por ter lutado até o último suspiro.  A natureza esta na nudez  que o acessório sugere,  retratando  o ato de se despir de sua dignidade por amor.

A SAIA: A cor preta representa toda obscuridade de “Os Miseráveis”  e sua modelagem de impacto visual pesado,  retrata todos os sofrimentos e dores de Fantine que foram agregados à saia em  forma de camadas e sobreposições.  A Natureza esta  presente em suas bordas queimadas, reproduzindo a destruição da personagem.

Fig. 2 - Croqui - Inspiração Fantine

 MATERIAIS:

Saia: Plástico preto leitoso e tule preto com efeito de queimado nas pontas;  Costuras de argolas de metal douradas; Botão embutido;

Acessório: Correntes douradas de metal e alumínio (diversos tamanhos); Chapa dourada de metal com arabescos e strass-crystal; Argolas de metal douradas; Fecho lagosta; Pingente com strass-crystal.


Fig. 3 - Trabalho exposto


Trabalho realizado por: Charles Rodrigues| Luis Gustavo Melo| Maria Clara Baracho| Marina Alves
  2° D Noturno
  
Professores: Sandro Leite| Valéria Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário